A bela e alegre Ciência da Computação
top of page

A Bela e Alegre Ciência da Computação

A Bela e Alegre Ciência da Computação, é uma aventura emocionante pelo mundo dos computadores pois com o desenvolvimento deles abriu-se maravilhosas novas maneiras para que as pessoas se conectem, densenhe, pesquisem, brinquem, criem e se expressem.

 

A computação mudou o mundo de maneira profunda e nós do Patrulha Eureka não podemos ficar fora dessa. Usar o computador é apenas uma pequena parte da história. Uma experiência realmente transformadora e empoderadora acontece quando se aprende a programar o computador, para traduzir ideias em coisas.

Esta aventura irá ensinar o patrulheiro a fazer isso usando o Scratch!, uma das linguagens de programação mais amigáveis já inventada.

 

Mas esta aventura esta além de aprender a transformar ideias em código, também iremos abordar as grandes maravilhas originadas da Ciência da Computação, como: Robótica, Computação Gráfica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Games, Internet, Impacto na Sociedade e muitos outros temas relacionado à fantástica Ciência da Computação.

 

Se ainda não esta convencido a participar desta aventura e adquirir o SUPER PODER de programar computadores, assista a este vídeo :  O que a maioria das escolas não ensinam.

1. Introdução

 

O Scratch é um ambiente completo voltado para facilitar toda a tarefa de programar e por se utilizar de uma interface gráfica que permite programar com bloquinhos de montar, lembrando o brinquedo Lego, é muito mais acessível que outras linguagens de programação, assim, programar fica muito, mas muito divertido.

 

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Um programa é escrito em uma linguagem de programação.

 

Neste curso você patrulheiro aprenderá a programar com o Scratch, então, divirta-se e com muito harbatol poderá dar ódens ao computador para ele fazer o que você quizer.

 

links: 

  1. Estrelas que tambem codificão

  2. A hora do código esta aqui. 

         

1.1. Uma Hora de Codificação

 

Este é nosso primeiro desafio desta aventura. Aqui vamos passar 1(uma) hora de codificação aprendendo os conceitos básicos da Ciência da Computação com o arrastar e soltar do mouse. Com estas atividades auto dirigidas e intercaladas com videos tutoriais estrelados por Bill Gates, Mark Zuckerberg, Angry Birds e Plants vs Zombies, vamos passar nossa primeira hora de programação.

 

Ao comcluir o desafio receberá um super certificado do Hour Of Code

e assim poderá seguir em frente, pois ele é o

passaporte para seguir na jornada.

1.2. Primeiro programa com o Scratch

 

Esta vídeo aula é uma apresentação do ambiente de programação do Scratch, com ela vocês terão uma visão geral e aprenderão a utilizar alguns recursos básicos e implementarão seu primeiro programa no Scratch.

 

A aula se baseia no tutorial oficial disponível no ambiente de programação Scratch, ela é bem útil para a ambientação e testar as ferramentas.

2. Além de Uma Hora

 

Depois de encarar e sair vitorioso do primeiro desafio vamos iniciar uma pequena jornada chamada: Além de uma hora de codificação. Ela levará em torno de 15-25 horas.

 

Junto com nossos tutores Bill Gates, Mark Zuckerberg, outros convidados, Angry Birds e Plants vs Zombies, vamos enfrentar mais esta, antes de chegar definitivamente no Scratch!

 

Iremos aprender a utilizar laços de repetição-loops, condicionais algoritmos básicos, funções e variáveis. Que maravilha não é verdade?! Vamos que vamos patrulheiros o segredo do tesouro de Brasa nos aguarda.

2.1. Ótima dose de Algoritmos

 

Neste encontro aprendemos a montar o famoso CUBO de RUBIK com o auxilio de nosso amigaozão Acauan, em sua divertida aula de algoritmo.

 

Montar o cubo de Rubik à primeira vista é muito difícil, seu criador, Erno Rubik depois que o criou em 1974, conseguiu monta-lo em um mês de arduo trabalho.

 

Para nós patrulheiros não seria uma tarefa fácil caso não tivessemos bons algoritmos para resolve-lo.

bottom of page