A Super e Maravilhosa Internet!
top of page

A Super e Maravilhosa Internet!

Esta aventura esta cheia de histórias de coragem, genialidade, determinação, piratas, e seres do bem e do mal também!

 

Iremos conhecer um pouco do MAR que é a INTERNET.

 

Nela iremos aprender como a Internet surgiu, seu histórico, desde o primeiro computador, os protocolos e tecnologias que a sustentam, até a computação em nuvem.

 

Não vamos nos esquecer também de que neste mar existem ameaças perigosas e que boas maneiras de viver na/com a Internet é super importante, pois NAVEGAR É PRECISO!

Como um grande ecosistema, mesmo que virtual, a Internet é cheia de armadilhas e malícias, por isso temos que desenvolver habilidades e se preparar para enfrentar o inesperado deste grande mar, pois, como todo ecosistema existe também ameaças, e o patrulheiro tem que saber se defender.

1. A Internet

 

É dificil dizer precisamente o que tem na Internet, suponho que ninguem sabe, mas saber como ela surgiu e funciona isso sim nós podemos e devemos saber.

 

Neste nosso encontro iremos conhecer:

  1. A origem da internet;

  2. Como a internet funciona;

  3. O quê podemos encontrar na internet?; e

  4. Como devemos nos comportar;

 

Outros vídeos Interessantes:

1.1 Gerreiros da Internet

 

A inventividade do homem é mesmo incrível! Este vídeo mostra uma narrativa do funcionamento dos protocolos que fazem as trocas de informações pela internet, ou seja, fazem a Internet acontecer. 

 

Em uma maravilhosa animação em 3D o vídeo no faz observar o que acontece dentro dos cabos e equipamentos usados na Internet o papel de cada um para que uma página web chegue até o navegador.

 

Este vídeo foi desenvolvido pela Metalab com o apoio da empresa Ericsson, o mesmo pode ser encontrado no site http://www.warriorsofthe.net/ vale muito a pena acessar o site.

2. Se comportando com segurança

 

Saber viver na/com a Internet é uma necessidade e para isso temos que aprender a se protejer e se defender das perigosas ameaças encontradas na Internet para que possamos navegar com segurança.

 

  1. A rede mundial de pessoas 

  2. Se liga na Internet Segura

  3. Phishing Scam

  4. Como tirar fotos de um jeito legal

  5. Redes Sociais

  6. Sua senha é sua Identidade Digital

  7. Você sabe com quem está falando?

  8. Cyberbullying

  9. Primeira Compra

 

 

3. Ameaças Virtuais

 

Saber quem são, como agem e como se defender das ameaças virtuais é muito importante, sendo assim vamos conhecer os mais perigosos.

 

  1. Navegar é preciso

  2. Os invasores

  3. Spam

  4. A defesa

bottom of page