A bela e alegre Ciência da Computação

!

EUREKAÇÃO OnLine

PatrulhaEUREKA

Usar o computador é

apenas uma pequena parte da história.

Uma experiência realmente transformadora

e empoderadora acontece, quando

se aprende a programá-lo;-) 

Além do que você imagina...

Sabia que, a computação vai muito além do que só usar o computador como ferramenta para escrever um texto, criar uma apresentação ou navegar na internet?

Sabia que, ao aprender a programar o computador você desenvolve habilidades para resolver problemas em geral até aqueles do dia-a-dia,  além de ser capaz de criar jogos, aplicativos e robôs para automatizar suas tarefas.

Com a computação você pode ir além de apenas usar esta maravilhosa ferramentas que é o computador, pode melhorar sua capacidade de pensamento para pensar corretamente e aprender as habilidade para encarar problemas difíceis, com as técnicas da computação já há muito usadas e estudadas por grandes cientistas.

Preparado para impressionar seus amigos e professores?

Não fosse pelo fato de eu ter me descoberto professor de tecnologia, eu seria, até hoje, uma pessoa que achava que o computador foi criado para resolver problemas que surgiram com ele.

Lembro do dia em que gritei um EUREKA bem alto. Foi quando percebi que as HABILIDADES que desenvolvi,  enquanto encarava cada programa, poderiam ser aplicadas para resolver problemas do dia-a-dia,  pois isso me proporcionou uma alegria enorme.

Percebi que tinha desenvolvido habilidades que me facilitavam organizar meus pensamentos para entender os problemas, dividi-los em problemas menores, observar o porquê de cada informação e conquistar a resiliência necessária para encarar problemas difíceis. Pensar corretamente e com boa lógica facilita muito o bom desempenho em nossas tarefas. Tudo isso são fundamentais para eu não desistir facilmente dos desafios.

Aliado a toda esta paixão está a satisfação de ver um patrulheiro superar uma dificuldade ou aprender um novo modo de não fazer e ficar feliz com isso. A alegria que fica estampada em seu rostinho é sempre uma memória que me motiva a continuar a ensinar as pessoas à "Aprender a Aprender" usando as atuais tecnologia e se preparando para as tecnologias futuras e continuar inovando, ou seja, resolvendo problemas.

Olá, eu sou Ville Medeiros!

Paula Tâmara

Quando conheci o PatrulhaEureka fiquei estasiada, pois sua metodologia e os objetivos de ensinar a aprender usando tecnologia de forma humanizada, considerando as características únicas de cada patrulheiro foi emocionante pra mim. 

Clarissa Xavier

No primeiro mês de curso fui chamada pela coordenação da escola normal para receber elogios sobre a motivação e participação dele em sala de aula. Todos queriam saber o segredo da transformação.

Franco Soares

Despertar a criatividade dessa garotada por meio da tecnologia é uma missão que sem dúvida irá prepará-las para um futuro de sucesso, não só profissional, mas principalmente para a convivência em família e na sociedade.

O que dizem os guardiões dos patrulheiros?

No PatrulhaEUREKA.org  a palavra Guardião simboliza os pais ou responsáveis pelos patrulheiros.

Como formadora de professores, por duas vezes tive a oportunidade de ouvir o relato do processo de desenvolvimento desse trabalho. Mais do que uma descrição das riquissimas atividades desenvolvidas, ouvimos as referências muito consistentes quanto ao embasamento conceitual da formação em valores humanos que o projeto coerentemente defende e um destaque fundamental, ao estudo dos processos cognitivos que as pessoas realizam para consolidar conhecimento.

Drª. Edith Romano

PhD. em Educação Especial

EUREKAÇÃO OnLine

"Todo o curso é OnLine"

A autoridade é o programador não o computador. 

 

Um curso no estilo aventura. Nesta aventura apresentamos ao patrulheiro o que ele precisa saber para fazer maravilhas com o computador e isso quando se aprende a programa-lo. Vai descobrir como fazer ele executar suas ordens, ou seja, como fazer uma máquina desprovida de inteligência, mas muito obediente e rápida ficar nas suas mãos.

"Programar é ensinar o computador a fazer

o que queremos que ele faça. "

Para isso precisará passar por uma experiência realmente transformadora e empoderadora, precisará aprender a pensar corretamente com clareza e boa lógica, habilidades importantes para qualquer profissão ou carreira. Por isso a busca pela fluência em tecnologia é essencial para os dias de hoje e ainda mais para os dias futuros. A aventura EUREKAÇÃO é a porta de entrada para tudo isso.

 

Ao patrulheiro é apresentado os fundamentos de uma interação mais intima com o computador, a programação. Aprenderá a criar jogos, criar animações interativas, irá ficar atualizado ao assistir a vídeos, filmes e palestras a respeito do que as pessoas no mundo afora estão fazendo com ele.

As aulas são em formatos de oficinas, os conteúdos todos online foram criados alinhando a teoria com a prática e serão disponibilizados pela internet em vídeo aulas. As vídeo aulas se dividem em aulas:

  1. Teóricas, em que são apresentados os conceitos da Ciência da Computação, Pensamento Crítico, Pensamento Computacional e programação de computadores; e

  2. Práticas, nestas aulas é utilizando um ambiente de programação bem divertido para criar jogos e animações, o Scratch, baseando-se nas teorias apresentadas.

 

Logo nas primeiras aulas a regra é por a mão na massa, quero dizer, por as mãos no teclado. ;-)

Serão também realizados encontros online, webnarios. Estes encontros serão temáticos com assuntos relacionado aos tópicos teóricos e práticos, como por exemplo: dicas para a solução de problemas, desde o uso das maquinas de buscar na internet até formas de utilizar o pensamento computacional para as soluções de problemas do dia-a-dia; também são trabalhados assuntos para melhoria nos estudos e o convívio no ciberespaço para navegar com segurança e respeito.

O EUREKAÇÃO OnLine é composto por: 9(nove) lições 4(quatro) webnarios

Objetivo da aventura

 

Transformar os participantes em patrulheiros. Um patrulheiro é aquele que gosta de aprender, sabe pensar corretamente para investigar e solucionar problemas difíceis usando os recursos tecnológicos atuais e pronto para aprender a usar os recursos futuros, pois aprendeu a aprender com tecnologia e a criar ferramentas para realização de seus sonhos, inovando.

Público alvo

Esta aventura possui uma linguagem própria para crianças, mas pela amplitude prática professores e estudantes em geral podem tirar bom proveito, basta ter interesse no uso do computador ao ponto de querer criar animações interativas ou jogos, assim como, pessoas que queiram conhecer a essência do PENSAMENTO COMPUTACIONAL para aplicar a problemas do dia-a-dia.

Recomendamos crianças a partir de 7(sete) anos que saibam navegar na internet, mas não se acanhe se você tem até 87 (oitenta e sete anos) e queria participar desta experiência.

Duração da aventura 

 

Como esta aventura esta subdividida em 9 lições e cada uma delas será disponibilizada a cada 15 dias, o curso terá a duração de 150 dias, aproximadamente 5 meses. Neste período serão realizados os 4 webnarios.

Investimento e forma pagamento

 

O valor do curso é de R$ 1200,00 (mil e duzentos reais) a ser pago na loja do PatrulhaEUREKA.org/loja ou clicando aqui.

Garantia PatrulhaEUREKA.org

 

Ao iniciar o curso você terá 30(trinta) dias para decidir se valeu o investimento. Isso mesmo, caso, por algum  motivo, você desistir da compra, todo o investimento será devolvido integralmente sem qualquer pergunta, basta entrar em contato conosco que devolveremos em 24hs.

Requisitos

Acesso à internet e computador com tela maior que 13".

 

Ao adquirir o curso EUREKAÇÃO OnLine patrulheiros e guardiões terão acesso aos conteúdos incríveis do PatrulhaEUREKA.org que selecionamos especialmente para este curso, tão legais quanto ao próprio curso.

  1. Os 7 Hábitos de um Patrulheiro: este curso é dedicado aos guardiões e patrulheiros, ele vai auxiliar na construção de hábitos importantes para os dias atuais. Hábitos como: ser pró-ativo, começar com o objetivo em mente, fazer primeiro o mais importante, pensar ganha-ganha, primeiro compreender para então ser compreendido, criar sinergia, afinar os instrumentos.

  2. Técnicas de Estudos do Patrulheiro: curso dedicado a ensinar as técnicas e recursos que vão tornar o patrulheiro um estudante melhor. Serão abordados assuntos como: alimentação, exercícios, técnicas de memorização, rotina e ferramentas.

  3. Canal Por que de quê?: dedicado a responder o porquê de estudar alguns assuntos na escola. Neste canal são respondidos perguntas, como: Quero ser empresário, por que tenho que estudar geografia?

  4. Escola de Vídeo - Capsula do Tempo: O patrulheiro vai desenvolver a habilidade de se comunicar através de vídeos. Irá  vivenciar a experiência que um videologger tem na produção de um vídeo, de tema surpresa. Desde a criação do roteiro, dinâmica de gravação, escolha do cenário, conceitos usados na criação de vídeos, depois, aprenderá os principais truques de edição, criação de animações, uso de transições e por fim disponibilizá-lo no youtube.  

BÔNUS