Existe momento certo para DESISTIR?

Muito se fala sobre persistir. Persistir nos seus sonhos, nos seus objetivos, nas suas vontades, persistir para vencer. Nos ensinam desde pequenos que a habilidade humana mais admirável é a capacidade de não desistir e conquistar, porém na maioria das vezes, não nos perguntam se aquilo vale mesmo a pena, e ainda, se realmente é o que queremos. Você já parou para pensar nisso?

Diversos estudos ressaltam a importância de sabermos superar obstáculos, mas destacam que ainda mais importante é saber nossos limites, e quando devemos “DESISTIR”.


Diversos fatores podem fazer parte de uma decisão de abandonar algo, e dependendo da área de sua vida que aquilo esteja inserido, a atitude pode se tornar ainda mais difícil, e consequentemente, nos prender a situações indesejadas, seja um emprego que já não lhe agrada, um relacionamento que não te faz bem, ou até mesmo uma ocasião social que lhe deixa desconfortável.


Em termos mais amplos, a Psicóloga Luci Balthazar, mestre em Psicologia do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, afirma:


“Mesmo quando a insatisfação é grande, o movimento de buscar algo diferente, assumir riscos e lidar com um novo aprendizado, distorce a nossa avaliação e contribui para que subestimemos o desconforto.”

Em uma entrevista ao Jornal UOL, a coach Bibianna Teodori diz:


desistir de algo é muito difícil, tão ou mais difícil do que investir. Algumas vezes, é mais justo assumir o que não pode fazer ou já não consegue mais continuar por algum motivo, a não cumprir os compromissos adequadamente.

“Estude até se formar! Trabalhe até conquistar sua estabilidade financeira! Tente novamente, até realizar seu sonho!”.


Essas são algumas das diversas situações que nos são impostas diariamente como provas de nossos limites.


Mas e quanto aos limites? Como saber se os alcançamos e devemos desistir?


Paralelo ao que foi dito acima, não nos ensinam sobre os limites. Na verdade, nos fazem acreditar que eles não existem. Isso não é verdade, todos temos limites, e quando esses não são respeitados, nosso corpo e nossa mente se manifestam.


"Todo ser humano tem seu limite de aceitação, compreensão e tolerância determinados pelas experiências já vividas", declara a psicanalista Albangela Ceschin Machado, especialista em terapia de casal pela Universidade Federal de São Paulo.

Hal Elrod, autor do livro “O Milagre do Amanhã”, defende que saber a hora de desistir é tão sumariamente importante quando persistir, e traz uma forma bem prática de definirmos se o melhor a se fazer é deixar de mão e seguir em frente. A técnica consiste em duas perguntas básicas a serem feitas para si mesmo:


  • A primeira é: - Estou gostando do que estou fazendo?

  • E a segunda: - Está valendo a pena?


O escritor afirma que, para que a pessoa persista, deve-se ter as duas respostas positivas, caso ao menos uma das respostas seja negativa, é necessário avaliar as possibilidades e parar de “dar murro em ponta de faca”!


Se a resposta negativa veio na indagação sobre está gostando do que se está fazendo, significa que aquilo não lhe agrada, mas deve-se analisar: “Como posso fazer para que isso me agrade? Posso fazer algo diferente para isso se tornar mais atrativo?” - se não houver como, não há necessidade de insistir, e portanto não merece seu tempo ou desgaste físico e emocional.


Mas, se o “não” veio na pergunta sobre valer a pena, avalie formas de mudar isso, e fazer valer a pena. Se não há o que fazer, tudo bem desistir!


Não se culpe por desistir de algo! É importante conhecermos nossos limites, para então, sabermos como alcançar novos horizontes! Desta forma, tornamos a arte de saber desistir na hora certa uma grande habilidade.


Aqui no PatrulhaEUREKA.org, procuramos sempre desenvolver grandes habilidades em nossos Patrulheiros, para que eles saibam decidir o que realmente querem e o que é importante para eles, para assim, se tornarem cidadãos mais seguros de seus objetivos e escolhas.


Se você quer desenvolver TAMBÉM esta grande habilidade, clica abaixo e obtenha GRATUITAMENTE um esquema de como saber a hora de desistir!


QUERO APRENDER A HORA CERTA DE DESISTIR!

Sempre rumo ao Tesouro de Bresa e com muito Harbatol!

Até mais!

0 visualização
  • PatrulhaEUREKA.org
  • PatrulhaEUREKA.org
  • PatrulhaEUREKA.org

Sempre rumo ao tesouro de Bresa e com muito Harbatol!!

Avenida Benjamin Constant, 2023 - Centro - Boa Vista (RR)

(95) 99904-1879

contato@patrulhaeureka.org

Parceiros e Patrocinadores
LOGO EasyDS ATUAL.png