02 de Outubro: Dia Internacional da Não-Violência: o mundo precisa de paz!

Atualizado: 2 de Out de 2019

A paz começa na gente, no nosso coração, no centro do nosso lar.


O dia 2 de outubro é uma data importante, pois comemora-se o Dia Internacional da Não-Violência. Se você não conhecia a existência desta data, saiba que ela foi criada em homenagem a Mahatma Gandhi, ativista que lutou pela paz, o respeito dos direitos humanos e a justiça.


O objetivo desta data é conscientizar a população sobre os benefícios de praticarmos a Não-Violência e também fazer um alerta sobre os problemas que o mundo enfrenta por conta de ações derivadas de atos negativos. Um dos intuitos também, é que possamos seguir um caminho mais empático, de paz e respeito.

BOMBARDEIO DE NOTÍCIAS NEGATIVAS


Ao visualizar as notícias do dia a dia nos jornais, TV, rádio, etc, somos bombardeados com diversas notícias negativas que acontecem perto da nossa casa, em nosso país e ao redor do mundo. Vemos pessoas que não sabem lidar com os problemas, pessoas abusivas que não respeitam a opinião do outro e outras que se sentem superiores. O caminho da Não-Violência busca a evolução e o equilíbrio entre as pessoas.


Neste mundo, ainda cheio de desentendimentos, nos surpreendemos quando vemos alguém calmo, pacífico ou fazendo o bem, isso deveria ser algo natural. Sermos bons cidadãos, boas pessoas, pacientes e empáticos poderia ser uma prática constante de todos nós. Quem sabe, um dia a gente chegue lá!


É preciso do nosso querer e entender que todos somos diferentes, autênticos e que isso está bem. Cada cabeça é um mundo, cada pessoa trava uma luta dentro de si, por isso acredito que a chave para a solução de todos os problemas, e para a Não-Violência, é nos colocar no lugar do outro, ou seja, sermos empáticos. Respeitar o espaço do outro e compreender quando este não quer estabelecer uma conexão.


LUTA DE GANDHI


Para você, caro leitor, entender melhor, Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi era formado em direito, foi político e também líder do movimento de independência da Índia, que na época era governada pelos ingleses. Foi morto no dia 30 de janeiro de 1948, um triste desfecho para quem lutava pela pacificação dos povos.


Ele queria, por meio da paz, unificar pacificamente os povos hindus com os muçulmanos.


Entretanto a morte não apagou todas as vitórias que Gandhi teve e que o tornam tão conhecido hoje em dia, mesmo ele não estando mais entre nós.


Assim como Gandhi, existem muitas pessoas no mundo que lutam pela paz, que percebem que a violência só traz resultados negativos que magoam e ferem as pessoas. Para esses cidadãos, vão meus parabéns e espero que a humanidade possa entender que somos melhores sendo todos amigos do que inimigos. Não é uma luta fácil, mas toda luta, com esforço e auxílio pode ser vencida, afinal, juntos somos mais fortes!


A BOLA É COM A GENTE


A busca pela paz começa com a gente, no nosso interior, em nossos lares, nos pontos que frequentamos. Podemos ser agentes da paz, basta o querer. Não podemos pedir um mundo pacífico com pessoas mais calmas se nós explodimos a todo momento ou vivemos estressados. A mudança pode começar na gente, sendo pequena. Cada grão de milho proporciona uma bela colheita.


PARA PROMOVER A NÃO-VIOLÊNCIA, PRATIQUE!


Pratique o respeito, empatia, a solidariedade, o amor, o autoconhecimento. Faça meditação, cuide da sua saúde física e mental, faça um esporte que você realmente goste, tente ser feliz mesmo em meio às dificuldades. Lembre que cada ser humano é único e possui problemas, seja paciente. Tire uns minutos do seu dia para ficar em silêncio e pensar em como melhorar cada vez mais. Seja grato, faça um elogio a alguém de vez em quando. Faça uma boa ação. Quando fizer pedidos, seja educado e não exigente. Converse com seus filhos sobre a importância da Não-Violência. Plante uma flor, uma árvore.


COISAS QUE PODEMOS EVITAR PARA NÃO GERAR MAIS VIOLÊNCIA:


Evite discussões no trânsito, não se estresse, dirija com cautela respeitando as normas e o espaço do outro. Seja cordial. Se o estresse vier à tona, respire profundo e conte até dez. Se não estiver confortável com alguma situação, expresse calmamente seu sentimento sem ser agressivo. Quando estiver triste lembre-se dos momentos bons que existem na sua vida. Se estiver com raiva, reflita um pouco sobre esse sentimento negativo e encontre a causa dele, não projete essa raiva com o outro. Não abuse do seu poder. Não diminua ninguém. Respeite a dor de cada um. Você não é obrigado a concordar, mas sim a respeitar. Lembre-se, empatia é a chave.


SAÚDES QUE PROMOVEM A PAZ, O AUTOCONHECIMENTO E A REALIZAÇÃO PESSOAL


Você sabia que as saúdes da academia de desenvolvimento humano e tecnológico PatrulhaEUREKA.org promovem a paz? Isso mesmo, a Saúde Intrapessoal e Interpessoal auxiliam aos patrulheiros a desenvolver o autoconhecimento para assim desvendar as qualidades intrínsecas que existe em cada um. Pratica-se a empatia! É preciso nos conhecer para melhorar o que não está bom e externar o que nos torna seres incríveis com a capacidade de vencer na vida, conquistar o sonho grande e auxiliar os outros!


O mundo não é violento, os seres humanos sim... estamos todos na busca pela paz, mesmo que de diferentes formas. Seja um agente da paz e não promova a violência, pois onde há violência, há tristeza e intolerância. Juntos somos mais fortes e felizes!

Forte abraço, e como um bom Patrulheiro:

Sempre rumo ao Tesouro de Bresa e com muito Harbatol!
  • PatrulhaEUREKA.org
  • PatrulhaEUREKA.org
  • PatrulhaEUREKA.org

Sempre rumo ao tesouro de Bresa e com muito Harbatol!!

Avenida Benjamin Constant, 2023 - Centro - Boa Vista (RR)

(95) 99904-1879

contato@patrulhaeureka.org

Parceiros e Patrocinadores
LOGO EasyDS ATUAL.png