SEU FILHO NÃO ESTÁ TOTALMENTE SEGURO E VOCÊ PRECISA SABER DISSO!
top of page

SEU FILHO NÃO ESTÁ TOTALMENTE SEGURO E VOCÊ PRECISA SABER DISSO!

O Dia da Internet Segura foi criado para alertar a população sobre os riscos existentes no mundo virtual, pois preservar as crianças é preciso!

Numa terra "sem leis" - a Internet - é preciso que você, pai, tenha leis em casa. A Internet é conhecida como um meio em que se veiculam diversas informações (positivas e negativas) sem muito controle no conteúdo, por isso é necessário que responsáveis saibam o caminho que os filhos percorrem nesse mundo virtual tão extenso e chamativo.


Recentemente na cidade de Boa Vista, Roraima, uma mãe reportou o sumiço do filho de 12 anos que, segundo informações, possivelmente se distanciou dela influenciado por um jogo online.


Durante entrevista, a mãe contou que o garoto vestia trajes similares aos do personagem no joguinho e que percorreu cerca de 7km focado na disputa do jogo online.


Felizmente os pais deram o paradeiro da criança e ela se encontra em segurança.


O que fica de lição é o ALERTA! Assim como a internet proporciona inúmeras possibilidades de crescimento, ela, usada de forma inadequada, pode gerar um grande prejuízo ao seu filho!


O Dia da Internet Segura foi criado justamente para conscientizar as pessoas sobre o uso correto, ético e responsável dessa ferramenta tão importante hoje em dia.


Dentre as medidas que devemos adotar para cuidar das nossas crianças nesse mundo virtual temos:

  • Adotar ferramentas para bloquear conteúdos (você pode determinar o que seu filho acessa);

  • Ative o busca segura (aqui também você pode limitar o que seu filho pode acessar, evitando assim que ele entre em sites não apropriados para a idade);

  • Use um bom antivírus;

  • Troque as senhas constantemente para manter a internet segura para os pequenos;

  • Esteja por perto! É primordial monitorar as crianças e observar como é o mundo virtual em que elas estão inseridas;

  • Mantenha um bom diálogo e relacionamento com seu filho. A comunicação empática é a melhor ferramenta para cuidar e se aproximar dele.


NÃO É FAKE NEWS!


O fake news, as chamadas “notícias falsas”, estão espalhadas pela internet, mas o que é VERDADE é que precisamos cuidar das nossas crianças nesse mundo virtual. O cyberbullying, por exemplo, é real. Tão real, que hoje em dia muitas crianças sofrem diversos tipos de ameças e "brincadeiras" de mau gosto que abala o psicológico de cada uma delas.


O cyberbullying é parecido com o bullying, só que este acontece de forma virtual, onde alguém se esconde por trás de uma máquina para praticar o mal e nós como responsáveis devemos ligar o ALERTA!


Saber com quem os nossos filhos estão falando, quem são esses "amigos" virtuais e prestar atenção ao comportamento dos pequenos para perceber qualquer mudança, por mais pequena que esta seja.


TODA MUDANÇA É SIGNIFICATIVA! Não a trate como algo simples ou passageiro.


Aqui no PatrulhaEUREKA.org nos preocupamos em que cada criança saiba usar de forma correta qualquer tipo de tecnologia, principalmente a internet, para que assim, cada uma consiga desenvolver as habilidades intrínsecas existentes em cada um e potencializar a criatividade, as saúdes intrapessoal, interpessoal, criativa e inovacional.


Com criatividade seu filho vai longe, ainda mais tendo segurança e sabedoria. Sabendo se autoconhecer ele poderá cuidar de si e saber até onde pode ir, respeitar limites,as pessoas e se respeitar. Com todas essas qualidades ele saberá se comunicar, expressar seus anseios e medos, e é aí que você, pai ou mãe, tem a oportunidade de ajudá-lo porque ele confiará em você! Confiança é um passo importante para poder cuidar dele, principalmente se está inserido no mundo tecnológico.


Ao saber inovar ele encontrará inúmeras possibilidades para crescer como pessoa, saberá enxergar oportunidades e encarar desafios saudáveis!


Uma internet segura nos deixa seguros, mas para que ela exista nós devemos promover essa segurança! Eu sei que você cuida do seu filho e muito bem por sinal! Entretanto a internet é outro mundo, são terras extensas pavimentadas de inúmeros atrativos e sem portões. Portanto, seja você o limite do seu filho, sem cortar a criatividade. Dê a chave ao seu filho, mas o prepare para que ele saiba e compreenda quais cadeados abrir.


Para isso, nós temos o que você já vem procurando há anos! Nós temos TEMPO! Um tempo para você aprender a aprender e entender toda essa tecnologia tão atrativa que a criançada curte tanto. Não precisa proibir, mas aprender um pouco mais a falar a língua deles para que eles realmente escutem o que você quer transmitir.


Sabe aquela frase "ouviu por um lado e saiu pelo outro"? Aqui a gente ouve a criança e ela nos ouve e nós temos a certeza que ela captou a informação!


A Liga de Pais EUREKA é um grupo seleto, super importante para gente! É uma liga de SUPER PAIS como você que querem sempre o melhor para os filhos e se mantêm antenados a tudo que acontece no mundo. Discussão sobre mídias digitais, internet, jogos online, respeito, gratidão, inteligência criativa, conhecimento pessoal e comunicação são apenas alguns dos temas que todos juntos discutimos nos nossos encontros!


Agora você já sabe! SEU FILHO NÃO ESTÁ TOTALMENTE SEGURO, mas HOJE você pode mudar isso e com o conhecimento que você irá adquirir nos encontros da Liga de Pais EUREKA saberá como mediar essa comunicação com seu filho e saber lidar com toda a informação que ele está acessando via online porque ele mesmo irá dizer e confiar em você!


Agora mesmo seu filho deve estar num bate-papo online, navegando no Facebook ou disputando um jogo online! A internet é super veloz! Não fique para trás! Ligue AGORA para gente e se inscreva no próximo encontro da LIGA!


Quem está do outro lado da tela do seu filho não espera! Fique ligado!


 
Sempre rumo ao Tesouro de Bresa e com muito Harbatol!

Até mais!

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page