Hoje é 05 de setembro: Dia da Amazônia!
top of page

Hoje é 05 de setembro: Dia da Amazônia!

Dando significado a cada uma das cores que compõem a pirâmide do PatrulhaEUREKA.org, temos as nossas saúdes, que são os princípios básicos defendidos por nós, e entre esses, há a Saúde Interpessoal, que é representada pela cor verde em razão de sua relação com o meio ambiente.


A Saúde Interpessoal representa o quão saudável estamos em observar, comunicar-se, colaborar com a sociedade e com o meio ambiente, e também de reconhecer nossa inserção no mundo e contribuir para a melhoria deste. É a nossa conexão com a natureza e com as pessoas, independente de fazerem parte de nossos ciclos de convívio ou não. Trata-se também de poder cultivar amizades, praticar o respeito e a empatia para que possamos conviver em paz, harmonia e transmitir esse sentimento a todos à nossa volta. É fundamental entender que não estamos sozinhos nesse mundo, e que precisamos nos unir para vivermos melhor a cada dia.


E dentro dos elementos da Saúde Interpessoal, há a nossa habilidade e dever para com nossa fauna e flora. É compromisso de um Patrulheiro proteger a Floresta Amazônica, pois ela é a maior floresta tropical do mundo, distribuída em torno de 8 países sendo eles o Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador, cobrindo uma área com mais de 7 milhões de km², se fazendo extremamente importante para o equilíbrio ambiental e climático do planeta.


O “Dia da Amazônia” foi definido para o dia 5 de setembro em razão da data em que o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, atual estado do Amazonas. Mas essa data é tida mais como um fator de conscientização, do que de comemoração, ressalta a secretária geral da Organização Ambiental WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, uma vez em que, a Floresta Amazônica detém de uma extensa biodiversidade, é também umas das florestas mais ameaçadas do planeta.


Mazeika Sullivan, professor adjunto do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Ohio, que já conduziu pesquisas em campo na Amazônia colombiana, aponta em entrevista concedida ao National Geographic Brasil que, em razão de um consumo de recursos naturais desenfreados e grandes áreas incendiadas, o resultado será uma mudança drástica no ecossistema, e que os efeitos a longo prazo podem ser catastróficos.


A falta de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente também é um fator muito preocupante, alerta William Magnusson, pesquisador especialista em monitoramento da biodiversidade no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus, Brasil. As leis vem se tornando cada vez mais maleáveis quanto à punição por crimes ambientais, contribuindo para o aumento do desmatamento e queimadas, e paralelo a isso, o esgotamento de uma das nossas maiores fontes de vida.


Cabe a nós, Patrulheiros e Guardiões, zelar pelo que é nosso, não somente como brasileiros que possuem a Amazônia em suas terras, mas como seres humanos que necessitam de seus recursos para sobreviver.


Nós, do PatrulhaEUREKA.org reforçamos a importância do COMPROMETIMENTO de cada um com a conscientização, preservação ambiental e aproveitar toda esta riqueza de forma sustentável, pois este é um fator importante para o nosso desenvolvimento.


 

Tudo que fizermos com um amplo comprometimento, acarretará em maiores chances de termos bons resultados.

Forte abraço, e como um bom Patrulheiro:

Sempre rumo ao Tesouro de Bresa e com muito Harbatol!

Por: Claudio Vinicius.

53 visualizações
bottom of page