ATÉ QUE PONTO VOCÊ ACHA QUE É CAPAZ DE INTERFERIR NA SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL?
top of page

ATÉ QUE PONTO VOCÊ ACHA QUE É CAPAZ DE INTERFERIR NA SUA CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL?

Atualizado: 11 de nov. de 2019

Carol S. Dweck, uma professora de psicologia da Universidade de Stanford, conhecida por seu trabalho no traço psicológico da mentalidade, quis saber a resposta dessa pergunta, e se dispôs a estudar por longos anos, a capacidade humana de desenvolver suas habilidades intrapessoais.


Como resultado de seu estudo, ela publicou o livro Mindset, que hoje norteia a chamada “Nova Psicologia do Sucesso”, a qual se propagou mundo afora e virou objeto de estudo de diversos psicólogos e cientistas.


O QUE O LIVRO ABORDA?


Através de um estudo, Carol defende em seu livro que a mente humana é composta por uma espécie de “configuração mental” - que seria a definição de “mindset”; e que esta pode ser alterada de acordo com experiências e vivências de um indivíduo. Essa configuração mental compreende-se como a forma que enxergamos a vida, como lidamos com vitórias e fracassos, nossas reações diante de algo que não temos conhecimento, ou ainda, a forma de resolver ou ignorar problemas.


Ao longo do livro, é deixado claro a evidência de que há duas ideias de mindset: o mindset fixo e o de crescimento, e estes estão inteiramente ligados às possibilidades de desenvolvimento pessoal, crescimento na carreira e sucesso na concretização de objetivos.


Cada indivíduo é composto por ambos os mindsets, no entanto, destaca-se aquele correspondente à nossa forma de pensamento.


A MENTALIDADE DE CRESCIMENTO


No mindset de crescimento temos uma mentalidade sempre disposta a aprender com seus erros, e se esforçar, não para ser o melhor, mas para fazer melhor do que sua própria tentativa. A mentalidade de crescimento, também chamada de “mentalidade progressiva”, tem ciência de que não é perfeita, mas que lhe é permitido tentar, e que no caso da falha, aquilo também lhe proporcionará aprendizado.


Pessoas que possuem a mentalidade progressiva, em grande parte, são mais abertas ao novo e ao aprendizado, uma vez que estes estão sempre se renovando e possibilitando novos conhecimentos. Estas pessoas geralmente são aquelas que estão sempre buscando aprender mais, investigando e testando novas maneiras de se reinventar, podendo até ficar chateadas numa tentativa frustrada, mas não desistem, e através daquele erro, veem outras maneiras de fazer aquilo dá certo. Ela tem consciência de que não “nasceu” sendo boa naquilo, mas que seu esforço e dedicação lhe trará como recompensa, o desenvolvimento daquela habilidade almejada.


A MENTALIDADE FIXA


Por outro lado, no mindset fixo vemos um perfil que não acredita na mudança ou conquista de habilidades, para ele, cada um nasce dotado de dons próprios e que aquilo não lhe pode ser tirado ou acrescentado. Estas pessoas creem que a vida é como é, e tudo que a envolve se faz permanente, possibilitando, de forma quase nula, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento, uma vez que a falha é algo inaceitável, e por isto a pessoa tende a não se arriscar além de fronteiras que ela acredita não dominar.


O indivíduo de mentalidade fixa realiza suas atividades somente nos campos que é conhecedor, pois acredita que assim, as chances de erros se tornarão impossíveis e consequentemente, sua capacidade de realizar aquilo jamais será questionada. O problema está no fato de que, esse indivíduo alimenta uma atmosfera êmula, que exalta “habilidades natas” e discrimina a conquista de tais.


QUAL O MELHOR TIPO DE MENTALIDADE?


Para Carol Dweck, seu mindset depende de como você enxerga o mundo e de como se vê. De acordo com ela, somos dotados de uma crença pessoal, que mesmo não tendo consciência dessa crença, ela possui forte influência sobre aquilo que desejamos e sobre nossas chances de consegui-lo.


Quando se fala em desenvolvimento pessoal e conquistas de objetivos, é certo dizer que a mentalidade progressiva é mais favorável.


E uma vez que somos compostos por ambos os mindsets, cabe a nós identificar nossas progressões mentais diante dos momentos que vivemos, e caminhar para a possibilidade de se desenvolver cada dia mais e criar um ambiente de crescimento que nos leve à conquista do que desejamos, “a mudança de nossas crenças é capaz de produzir efeitos profundos”, afirma Carol.


USANDO O MINDSET


A possibilidade de enxergar o lado bom das situações é sempre muito favorável, e isto se faz extremamente importante em todas as vertentes de nossa vida, como no campo profissional, nos estudos, nas relações pessoais e dentre outras.


O livro não somente conceitua os tipos de mindset, mas também mostra com diversos exemplos de pessoas entrevistadas e de grandes empresários que levaram suas empresas à glória ou às ruínas, que os dias ruins existem sim, e que nem sempre é fácil ver coisas positivas nessas situações, mas é possível controlar seu mindset e através disso, largar os ideais fixos e sair da caixinha que o aprisiona, para então, continuar sempre aprendendo!


O MINDSET DO PatrulhaEUREKA.org


Aqui no PatrulhaEUREKA.org valorizamos os pormenores de cada um, e buscamos sempre, meios de aprimorar as habilidades de nossos Guardiões junto aos nossos Patrulheiros, Papais e Mamães, e por isso nos ligamos tanto à expansão de nossas saúdes, dentre elas, a SAÚDE INTRAPESSOAL, que é aquela que nos possibilita a habilidade de nos desenvolvermos como ser humano no meio em que vivemos.

 

“Mindset” é o livro de cabeceira de todo Guardião, e faz parte da nossa LISTA DE LEITURAS INDISPENSÁVEIS, que você pode acessar clicando agora mesmo nesse link, onde o fundador do PatrulhaEUREKA.org explica sobre quatro livros interligados às nossas saúdes e à nossa cultura.



E com isso, desejamos muito HARBATOL na conquista de seus objetivos, e que seu mindset seja sempre progressivo!


Comenta com a gente o que você achou do tema do artigo!


Sempre rumo ao Tesouro de BRESA, e com muito HARBATOL!

Por Claudio Vinicius Farias


78 visualizações
bottom of page