Como resolver problemas DIFÍCEIS de maneira simples usando o pensamento COMPUTACIONAL?
top of page

Como resolver problemas DIFÍCEIS de maneira simples usando o pensamento COMPUTACIONAL?

Você sabe o que é o Pensamento Computacional? O uso desta ferramenta pode te auxiliar a resolver diversos problemas!

A maioria das pessoas, inclusive eu, entendia que Pensamento Computacional automaticamente estava ligado ao computador. Eu pensava que era lógico que esse termo estava se referindo à máquina, a um notebook, mas para minha surpresa, a definição vai muito além.


Consegui entender o significado ao escutar o Ville Medeiros (professor e fundador do PatrulhaEUREKA.org), quando explicava aos Patrulheiros (alunos) o significado desta poderosa ferramenta.


Só para você começar a esquentar o cérebro, COMPUTAÇÃO não tem a ver com COMPUTADOR, você acredita?


Veja bem, caro leitor, pai, vamos juntos resolver este enigma.


O termo "Pensamento Computacional" foi usado pela primeira vez pelo matemático Seymour Papert em 1980:


"E especificamente o pensamento computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica de saber utilizar fundamentos da Computação nas mais diversas áreas de conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas através de pessoas, de forma que uma pessoa ou uma máquina possam executar uma tarefa de um modo eficaz."

Simplificando um pouco mais, Pensamento Computacional é um processo iterativo baseado em três estágios:


  • Formulação do problema (abstração) - entendimento.

  • Expressão da solução (automação);

  • Execução da solução e avaliação (análise).


Se você parar um pouco e refletir sobre o assunto irá perceber que no nosso cotidiano, na maioria das vezes, usamos o Pensamento Computacional sem perceber ao nos deparar com uma situação/problema e tentar encontrar a solução, executar essa solução e chegar a um resultado final.


Lembra quando você carregou nos braços pela primeira vez o seu filho? Muita emoção, verdade? Você, mesmo sendo pai ou mãe de primeira viagem, já sabia que simplesmente não poderia pegar um bebê recém nascido de qualquer jeito como você pega uma criança maior.


Você tem uma teoria, sabe que bebês são frágeis, que se tem que ter todo um cuidado, uma higiene, que existe um jeito certo de pegar quando ainda estão molinhos (eu sei de tudo isso porque sou mãe e a gente usa o papai Google para pesquisar e aprender também a como errar menos nessa onda de pais "novatos"), então, todo esse pensamento até se chegar a uma ação é seu, pois você vai fracionando as coisas, planeja e escolhe o próximo passo já pensando no outro, num resultado final.


Basicamente para que possamos usar técnicas no dia a dia que nos auxiliem a resolver diversos problemas cotidianos, foi criado o "Pensamento Computacional".


Para desenvolver esse pensamento você precisa se NUTRIR de bons pensamentos, bons conteúdos e não limitar a criatividade, principalmente a do seu filho.


Entender que o computador e a tecnologia são ferramentas que quando utilizadas da forma correta podem nos auxiliar de inúmeras formas porque nós somos os SERES COM CÉREBRO!


SEGUNDO EXEMPLO


Vamos para mais um exemplo, mamães e papais. Ao ver um monte de roupas sujas, nós não podemos simplesmente agrupar e jogar todas juntas na máquina de lavar porque isso vai danificar todas as peças.


Nós precisamos separar todas as roupas de acordo com as características.

Ex: Roupas brancas em um canto, roupas coloridas e vermelhas em outro e roupas azuis em outro lugar...


Depois de separar as peças, você pega o grupo de roupas brancas, por exemplo, coloca na máquina e ajusta as configurações adequadas para aquele estilo de roupa. Se você observar, no manual da máquina de lavar, tem a configuração para lavar cada tipo de roupa, e entendendo isso você vai ajustar a máquina também para lavar roupas pesadas, roupas vermelhas, roupas azuis e assim por diante.


Conseguiu perceber o Pensamento Computacional em ação?


Entender o problema, classificar e dividir o problema em pequenos problemas, identificar a característica de cada um, e executar um algoritmo, que no nosso caso foi a configuração da máquina de lavar para cada tipo de roupa.


No final deste processo nós temos um grande problema resolvido, as roupas estão limpas e prontas para serem usadas.


Não se refere a um computador estático que recebe ordens e sim à capacidade que está dentro de você para resolver os mais variados problemas. Agora pense comigo, crianças tem seu mundo e por incrível que possa parecer para nós adultos, elas também possuem inúmeros "problemas" que precisam de soluções e também dúvidas que precisam de respostas. Elas também são seres pensantes e por isso precisam aprender a resolver problemas.


No PatrulhaEUREKA.org, quando uma criança grita “EUREKA” nós ficamos muito felizes porque ela conseguiu resolver o X da questão, ou seja, se superou e conseguiu resolver um problema, usou a criatividade, o pensamento computacional e encontrou uma solução.


Então, quando alguém fala para você que Pensamento Computacional tem a ver com Computação, você já sabe que uma coisa não é a outra, ao igual que nós não somos uma escola de robótica e sim uma Academia de Desenvolvimento Humano e Tecnológico, consegue diferenciar?


Caso não…


No nosso site PatrulhaEUREKA.org você pode encontrar diversos conteúdos que são disponibilizados para nossos Patrulheiros e também Pai de Patrulheiros e assim conhecer melhor a nossa metodologia.


Ao dar uma olhada na plataforma você poderá enxergar em uma de nossas saúdes, a saúde inovacional, um pouco desse Pensamento Computacional, pois, os Patrulheiros a usam para saber o que criar e criar, perceber oportunidades, problemas e aproveitar seus conhecimentos para realizar mudanças positivas.


NUTRINDO SEU PENSAMENTO COMPUTACIONAL!


Esse é o SEU momento PAI! O momento de você formar parte do nosso grupo seleto de SUPER PAIS e que seu FILHO seja um PATRULHEIRO pronto para descobrir e aprender a aprender!


Pensamento Computacional é preciso para que seu filho descubra o APRENDIZ VORAZ que existe dentro dele mesmo e assim desenvolver as diversas QUALIDADES INTRÍNSECAS que possui.


Agora mesmo você está fazendo uso desse Pensamento Computacional, então APROVEITE a empolgação, clica abaixo e obtenha GRATUITAMENTE 5 dicas que irão te auxiliar a ter um pensamento computacional mais ATIVO e VORAZ!



No mundo de hoje não podemos ficar alienados da tecnologia. Conhecer realmente o uso correto dela, poupa nossos filhos de serem reféns, e graças ao Pensamento Computacional eles se tornam protagonistas.

 
Sempre rumo ao Tesouro de Bresa e com muito Harbatol!

Até mais!

1.349 visualizações
bottom of page