Que tal criar?
top of page

Que tal criar?

17 de Novembro foi o Dia da Criatividade!


É fato que a inteligência é inerente a todos os seres humanos, ou seja, não existem duas pessoas que possuam exatamente o mesmo perfil. Diante desta variedade de perfis, Gardner (2003), identifica determinados tipos de inteligência presentes nos sujeitos e estes tipos podem ser sistematizados em sete grupos principais: linguística ou verbal, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencial.


E em todos esses grupos, os indivíduos podem apresentar comportamentos criativos, e expor diferentes formas de solucionar problemas!


MAS O QUE É CRIATIVIDADE?


De acordo com o Dicionário Aurélio, criatividade conceitua-se como o ato de criar, dar origem a algo, imaginar.


Alguns autores vão mais afundo sobre o conceito de criatividade, como por exemplo, Mouchird e Lubart (2002) que defendem que a criatividade pode ser conceituada como um conjunto de capacidades que permitem uma pessoa comportar-se de modos novos e adaptativos em determinados contextos.


Criatividade é também a capacidade de criar uma solução que é ao mesmo tempo inovadora e apropriada (Sternberg e Lubart, 1999).


De forma geral, a criatividade é a habilidade humana que nos permite ver o mundo com "outros olhos", analisar uma situação e propor maneiras diferentes de resolver problemas e lidar com aquilo.


CRIATIVIDADE É UM DOM?


Apesar de muitos acreditarem que há "pessoas criativas" e "pessoas não criativas", estudiosos afirmam que assim como diversas outras habilidades, a criatividade é fruto de aprendizado, esforço e dedicação, não sendo algo que "nasce" com o ser humano, mas sim, que se conquista.


Autores defendem que, a criatividade está mais ligada às características de personalidade, como aderência a novas experiências e facilidade de comunicação; do que à habilidade nata.


Alencar (1997) afirma que "se o indivíduo se percebe e se avalia como competente, capaz e criativo, ele tende a ter mais confiança em expressar idéias e em exibir comportamento criativo. Por outro lado, se o indivíduo se percebe como incapaz e não criativo, esta percepção irá refletir em suas ações, limitando as possibilidades de uma expressão mais plena de seu potencial e talento."


Como já falamos por aqui, no artigo sobre MINDSET, a configuração da mentalidade humana contribui muito para aquilo que lhe é desenvolvido, e uma pessoa de mente aberta e Mindset de Crescimento tende a ser mais criativa e inovacional, do que aquelas de Mindset Fixo, pois estas terão sempre a ideia de que, se não "nasceram criativas", não será possível se tornar criativa.


A CRIATIVIDADE PARA AS PESSOAS


A criatividade pessoal está muito ligada também ao que chamamos de "Confiança Criativa" que é a capacidade de defender aquilo que para você é o mais adequado.

Isso nos leva aos estudos do educador inglês Ken Robinson, que defende a existência de dois pensamentos, o pensamento convergente e o pensamento divergente. O primeiro diz respeito a pensar como se existisse somente uma resposta, é a ideia orientada, aquela que nos é passada diariamente nas escolas. Já o segundo, fala sobre a forma original de se resolver o mesmo problema, explorando mentalmente outras maneiras de enxergar aquilo.


Ken Robinson acredita que todos nascemos com o pensamento divergente, e o sistema educacional nos poda ao longo dos anos, fazendo que venhamos a acreditar que exista somente uma resposta correta, nos tirando cada vez mais o pensamento divergente e consequentemente, a habilidade da criatividade, o que é um erro, pois o exercício do pensamento divergente é o que fortalece a CRIATIVIDADE.


O INCENTIVO À CRIATIVIDADE


Apesar da criatividade se fazer presente em todas as áreas, geralmente, é mais identificada no campo artístico e tecnológico.


Quando uma criança faz um desenho de algo que lhe é pedido, e aquele não sai como o esperado, as pessoas tendem a julgar, rir e discordar da ideia da criança, fazendo com que essa perca, cada vez mais, confiança em si mesmo e a capacidade de criar, pois ela se sentirá reprimida a expor suas ideias que sejam diferentes das demais.


O papel dos pais é de suma importância para que isso não aconteça, deve-se fortalecer a confiança criativa de seu filho, e lhe incentivar a sempre expor suas ideias, e assim, aflorar o pensamento divergente de seus filhos.


A CRIATIVIDADE NO PatrulhaEUREKA.org


Aqui no PatrulhaEUREKA.org buscamos sempre reforçar a SAÚDE CRIATIVA, aquela que é interligada a capacidade de criar, imaginar e propor diferentes formas de solucionar problemas, em nossos Guardiões e Patrulheiros, pois acreditamos que essa é uma das habilidades do futuro e indispensável para o desenvolvimento pessoal e daqueles à nossa volta!


DEFENDA SUA CRIATIVIDADE


Um artista que acreditava em suas obras, e que nunca deixou de pintar apesar de lhe dizerem que era o melhor a se fazer. Sua confiança criativa era reforçada cada vez mais por sua própria personalidade! A visão divergente de mundo lhe permitia expressar em telas, através de traços únicos, a criação de cenas memoráveis e quadros que jamais seriam esquecidos por quem os vissem.


Para a sociedade da época, Van Gogh era um louco que não se encaixava nos "padrões", tinha "muitas ideias diferentes", "absurdas", e que por isso era visto como um estranho. Há relatos de que o pintor chegara a comer tinta amarela, por acreditar que esta lhe faria mais criativo e por "sentir" felicidade ao ver a cor, e isso explica a predominância dessa cor em seus quadros.


Vicent Van Gogh foi um importante pintor holandês, que em vida, nunca teve um quadro vendido, e suas obras taxadas de ruins e desprovidas de talento, no entanto, hoje, sua história perpetua ao longo do mundo, seus quadros estão entre os mais caros, e seu talento inquestionável.


A sociedade nem sempre reconhecerá suas ideias como "aceitáveis", mas cabe a você defendê-las e não desistir, mesmo que seja diferente!


Pense diferente, pense criativamente!

 
Sempre rumo ao Tesouro de BRESA, com muito Harbatol - e Criatividade!

60 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page